top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

SÁBIOS E PERFEITOS



“Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam.” (1 Coríntios 2:6)

Nós falamos, pregamos sabedoria entre os perfeitos, isto porque todos os que são do Reino, ou buscam entrar no Reino,são perfeitos no querer, uma vez que querem o melhor. Ensinamos e pregamos sabedoria, mas não a humana, não a deste mundo, não a lógica humana, mas a perfeição que é Jesus. A sabedoria do mundo termina aqui e de várias maneiras, mas a do Senhor, a sabedoria de Deus dura por toda a eternidade. Quando falamos da sabedoria de Deus, operando o Espírito Santo no coração do ouvinte, a sabedoria e a eloquência do pregador nada valem. Mas a confiança nossa, como pregadores, não pode depender da nossa capacidade intelectual e retórica. As nossas pregações têm que ser marcadas pela demonstração convincente do poder do Espírito Santo. A nossa sabedoria é do alto e, por conseguinte, contrária à terrena, uma vez que a última expressa somente o que é passageiro, e a divina é eterna. Nossa preocupação não pode ser em usar palavras bonitas, português correto, e sim falar de maneira clara para que todos possam entender a Palavra de Deus. Não podemos preocupar-nos em convencer as pessoas a se entregar, a se converter, não podemos criar absolutamente coisa alguma para tentar trazer as pessoas ao Evangelho. Devemos simplesmente pregar, ensinar, falar, e o Espírito Santo é quem convence, e quem for Dele ouvirá. “Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória.” (1 Coríntios 2:7). Falamos sobre o segredo ou o mistério que antes estava oculto, mas agora é conhecido, porque Deus o revelou ao seu povo. Aos incrédulos ainda está oculto, para a nossa glória, porque a sabedoria de Deus levará todos os crentes (os legítimos, não frequentadores de templos) a compartilhar, no fim, a glória de Cristo. A sabedoria humana faz com que se despreze a verdadeira sabedoria e se cometam atos que são imperdoáveis, como foi com os sacerdotes que mandaram prender, crucificar e matar Jesus. “A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.” (1 Coríntios 2:8). A sabedoria terrena, humana, fez com que crucificassem o Filho de Deus. A sabedoria terrena induz, leva as pessoas a buscar realizações aqui, esquecendo o que é eterno.

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.”(1 Coríntios 2:9) Esse versículo é muito usado, pregado, ensinado como sendo promessas de bênçãos imediatas e terrenas, ou seja, é ensinado segundo a sabedoria humana. Mas o que devemos entender no contexto é que não pode ser limitado a alguma bênção presente ou futura, diz respeito a todas, e a maior é a nossa salvação em Cristo. As pessoas naturais não sabem, nem têm pleno conhecimento do que Deus preparou para nós, as abundâncias da vida futura, mas pela sabedoria sabemos que é algo esplêndido, fantástico, do qual os que realmente o amam desfrutarão. “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.” (1 Coríntios 2:10). Nós, os que conhecemos o Senhor, e esse conhecimento vem pelo seu Espírito, sabemos o que nos aguarda, e por tal motivo não nos prendemos a coisas materiais, uma vez que sabemos que o nosso tesouro está guardado com o Senhor. Esse conhecimento, essa certeza que temos nos foi e é revelada pelo Espírito de Deus, uma vez que Ele tudo sabe e revela aos que o amam. Assim, não ficamos enganados, buscando uma justificativa para firmar-se na sabedoria humana que sabemos que nada é, e para Deus é simplesmente loucura. Como temos o Espírito, assim também entendemos, porque o Espírito sonda todas as coisas, não para conhecê-las, pois conhece tudo. Antes, o sentido é que compreende a profundidade da natureza de Deus e os planos da sua Graça, de modo que é plenamente capaz de fazer a revelação aqui mencionada. “Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” (1 Coríntios 2:11). Os homens naturais entendem, compreendem bem os seus semelhantes, não tendo dificuldade alguma de entender as razões para justificar os procedimentos humanos, porque sabem das necessidades, porque são iguais, todos os que são naturais compartilham do mesmo interesse, porque são iguais. Já os espirituais são os que têm o Espírito de Deus, e, desfrutando desse privilégio, sabem das coisas Divinas, pois o Espírito tudo revela.

 “Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.” (1 Coríntios 2:12). Todos os que têm o Espírito de Deus têm comportamento diferente, nós os conhecemos somente pelo seu jeito de viver e de se portar. São pessoas que, apesar de estarem fisicamente aqui neste mundo, vemos que vivem no Reino, não têm preocupações mundanas, e sim as eternas. Nós os reconhecemos pela sua fala, pois o seu idioma é o do Reino e não o terreno, e vemos neles o caráter de Deus, pois têm o mesmo Espírito do Senhor. Os filhos de Deus são os que falam a mesma linguagem, pois aprenderam com o Pai e têm o mesmo Espírito, e não o do mundo, portanto sabem o dom gratuito de Deus, e não abrem mão dele. “As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.” (1 Coríntios 2:13). Por esse motivo falamos não com sabedoria humana, mesmo porque nada sabemos, mas falamos das coisas concernentes ao Reino, porque temos o Espírito de Deus que tudo nos mostra. Assim falamos, ensinamos sobre salvação porque foi esse o motivo pelo qual Jesus veio, sofreu, morreu: para que todos alcançassem a vida eterna. Não nos atemos às coisas passageiras, porque temos conhecimento das duradoras; falamos das coisas espirituais porque somos espirituais. A mensagem que proclamamos tem que ser manifestada em palavras dadas pelo Espírito Santo. Assim a verdade espiritual é aliada de modo adequado às palavras espirituais à altura. “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”(1 Coríntios 2:14). Exatamente por esse motivo muitas pessoas deixam de aprender a verdadeira sabedoria, porque querem discernir de maneira natural o que é espiritual, querem racionalizar o que é espiritual. Mas essa sabedoria é percebida pelos cristãos espirituais, maduros na fé, legítimos, verdadeiros, os discípulos de Jesus, e não meros frequentadores de templos, nem religiosos. “Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.” (1 Coríntios 2:15). Quem não tem o Espírito é aquele que segue a tendência da sua alma. O não cristão é basicamente dominado pela vida meramente física, carnal ou natural. Como não possui o Espírito Santo, não tem condições de acolher com apreço a verdade oriunda do Espírito. Pessoas assim precisam de um novo nascimento. O crente maduro, espiritual, por ninguém é discernido porque não está sujeito ao julgamento do homem. Quem não tem o Espírito não está qualificado para julgar a pessoa espiritual. “Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” (1 Corintios 2:16).

 Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

 Um abraço,

 Pr.Henrique Lino 

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 

Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page