top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Videira verdadeira



“Eu Sou a Videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. Toda vara em mim que não dá fruto, Ele a corta; e toda vara que dá fruto, Ele a limpa, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado.” (João 15:1-3)

Jesus afirma que Ele é a Videira verdadeira, que é o pé de uva, e que todos nós somos os galhos, os ramos que saem Dele. Mas, se nós não dermos frutos, não daremos uva boa, doce, gostosa, o Pai (Deus) nos corta, poda, e somos jogados fora. Esse jogado fora é semelhante a podarmos uma planta, cortarmos os galhos, deixarmos secar e depois colocarmos no fogo, queimarmos, uma vez que para nada mais serve. Nós fomos criados, ou melhor, recriados em Jesus para sermos produtivos, para darmos bons frutos, e se isso não acontecer, não teremos serventia, não prestaremos para nada, a não ser para sermos queimados. E sabemos que o lugar de queimar é o inferno, é para lá que vão todos os improdutivos, todos os que não dão frutos bons, assim, se somos inteligentes como gostamos de afirmar, então que comecemos o mais rápido possível a darmos bons frutos. Quando estamos dando frutos, então Deus Pai cuida de nós, nos limpa, nos protege para que continuemos a dar cada vez mais frutos. Quando falamos em dar frutos, é viver em conformidade com a Palavra de Deus, é viver na prática do Evangelho, porque muitos pensam que dar frutos é sair pregando, mas não perceberam que nós temos a obrigação de ser o Evangelho, porque se estamos ligados em Jesus, então Ele habita em nós. Quando ouvimos a Palavra de Deus, quando praticamos a sua Palavra, então temos que agir como Jesus agiria se estivesse aqui, isto porque Ele vive em nós. Todos os nossos movimentos, ações, falas, olhares, gestos têm que ser como o de Jesus, afinal, Ele está dentro de nós, então está nos controlando. Se não permitirmos ser controlados por Jesus, então não daremos frutos que prestam, mas sim frutos venenosos, pobres, imprestáveis, e por isto temos que ser cortados e atirados no fogo, para sermos queimados, destruídos. Mas, se ouvimos a sua voz, então a seiva que sai do tronco, que é Jesus, está nos alimentando, e se somos alimentados por Jesus, então temos que produzir os mesmos frutos que Ele. Não basta falar que é de Jesus, não basta sair por aí orando, expulsando demônios, é necessário estar vivendo em Jesus, dando frutos bons.

“Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.” (João 15:4). O Senhor manda, determina que fiquemos Nele. Devemos estar ligados a Jesus o tempo todo, não existe um momento em que podemos nos afastar Dele, porque, se afastarmos, com certeza morreremos, não há galho que sobreviva sem estar ligado, preso ao tronco. Vejo pessoas que se dizem cristãs dizendo que por um motivo ou outro ficaram nervosas, descontroladas e fizeram alguma coisa que não deveriam, ou falaram algo que não poderiam, portanto, se isso aconteceu, é porque se desligaram do Tronco, se afastaram do Senhor, então esse galho está seco, morto. Não conseguiremos dar nenhum fruto bom se não estivermos ligados ao Tronco que é Jesus, não podemos pensar que, se fizermos caridades, formos bonzinhos, conseguiremos alcançar a salvação sem estar vivendo em obediência ao Senhor, sem estarmos ligados, presos ao Tronco. A única maneira de alcançarmos a Salvação em Cristo é o tempo que nos resta aqui, é estarmos presos a Ele, viver segundo os seus preceitos e determinações. Portanto, vamos nos prender, atar, colar a Cristo e jamais sair, em momento algum, em hipótese alguma, independentemente do que nos acontecer. “Eu Sou a Videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas.” (João 15:5-6). Todos os que estão em Jesus dão muitos frutos, e frutos bons que servem para alimentar muitas pessoas, mas não canso de repetir: devemos estar Nele. Portanto, vamos nos alimentar do Tronco, que é Jesus, vamos estar para sempre ligados a Ele, assim iremos produzir muitos frutos, seremos ramos abundantes. Jesus é o Caminho e já nos mostrou tudo, basta seguirmos, basta praticarmos, basta sermos ramos ligados a Ele, e assim saberemos tudo, até orar, pedir, e os nossos pedidos, orações serão aceitos e atendidos, pois saberemos o que pedir. “Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito.” (João 15:7).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


130 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page